Alves, Ronaldo Cardoso [Orientador]Fernandes, Marcos2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8513Resumo: Este trabalho busca compreender, durante o processo de implantação de ensino remoto no Estado do Paraná no ano de 22 – em virtude da pandemia de Covid19 – como as avaliações encaminhadas pela Secretaria de Estado da Educação demonstravam concepções acerca dos objetivos do ensino de História Dessa maneira, valendo-se de uma metodologia inspirada na Análise de Conteúdo, procurou-se entender qual é o sentido do aprendizado histórico demonstrado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, no exato momento em que ela passou a centralizar o processo de produção e distribuição de avaliações aos estudantes da rede estadual Ao realizar tal ação, pode-se inferir que prejuízos e defasagens foram gerados no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História de discentes do ensino público no Paraná Ao centralizar as atividades avaliativas, e com isso determinar o que é e o que não é relevante para o aprendizado histórico, por meio de testes de múltipla escolha, a SEED/PR acabou indo de encontro às expectativas de aprendizagem expressas nos documentos oficiaisHistóriaEstudo e ensinoEnsino a distânciaAvaliação educacionalFormuláriosHistoryDistance educationEducational evaluationLearning - COVID-19 Pandemic, 2020EvaluationStudy and teachingFormsO ensino de história em tempos de pandemia : uma análise dos formulários avaliativos propostos pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná no ano de 2020Dissertação