Simon, Luiz Carlos SantosOliveira, Mateus Fernando de2024-11-052024-11-052023-11-29https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18394Sobrevivendo no Inferno (1997/2018), do grupo Racionais MC’s, é um clássico da história do rap nacional e marca uma nova era dos estudos do Hip Hop na literatura brasileira. Neste trabalho, as letras do disco de rap são objetos de análises acerca das construções e processos identitários fundadas nas distinções de gênero, mais precisamente voltado às representações literárias das masculinidades e seus marcadores sociais de diferença, além disso, no campo dos estudos literários, o estudo aprofundado do disco de rap contribui para a atualização da lista de encontros entre vozes, ritmo e poesia na cultura literária brasileira, por isso, estimula a verificação da presença da música popular e das vozes na história social das literaturas de língua portuguesa. Nesse sentido, a partir das intersecções entre música e literatura, o direcionamento crítico do trabalho aponta a ficção e a poesia diante do contexto de produção da obra enfatizando a violência enquanto linguagem e comportamento naturalizados, os sujeitos em situação de pobreza diante dos vícios e da criminalidade na década de 1990, além da frustração dos homens e a falta de perspectivas enquanto “máquinas de fazer ladrão”. A investigação é elucidada a partir das relações entre a literatura e a palavra cantada do rap, além de refletir sobre as intermidialidades e as novas formas artísticas da literatura contemporânea, de modo a enfocar a presença da canção popular brasileira na trajetória da literatura, e ainda, da produção de poéticas orais no contexto periférico, enfatizando as interpretações de vozes, ritmo e poesia, a partir de considerações de Zumthor, Finneggan, Fernandes; além de trazer reflexões acerca das produções literárias insurgentes no Brasil contemporâneo, a partir de Dalcastagnè, Candido, Pellegrini, Cevasco, entre outros, verificando assim a construção discursiva das representações literárias das masculinidades na cultura periférica brasileira, as reflexões tecidas foram amparadas nas considerações de sociólogos, antropólogos e críticos literários, tais como: D’Andrea, Rosa, Vieira, Santos, Fonseca, Acauam Oliveira, Schollhammer, Simon e Llosa, a pesquisa se nutre também de entrevistas e depoimentos dos autores da obra, além de considerações de outros artistas e estudiosos. Por fim, o estudo das masculinidades na representação literária da obra confirma o entrelaçamento do livro-disco com a ficção moralizante voltada aos homens periféricos daquele contexto, a sensibilização aos homens ocorre por meio das poéticas orais que buscam fortalecer e nortear o sujeito periférico frente às formas de violências que os indivíduos lidam na vida social, a ficção cantada do disco entoa a coletividade e celebra a união entre as quebradas, na tentativa de selar a paz entre os homens.porRapHip HopMasculinidadesRacionais MC’sLiteratura brasileiraMúsica - AnáliseMasculinidadeLetrasSobrevivendo no inferno: intersecções entre vozes, literatura e masculinidades insurgentes a partir do livro-disco de Racionais MC’sSobrevivendo no inferno: intersections between voices, literature and insurgents masculinities in Racionais MC'sTeseLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasBrazilian literatureHip HopMasculinitiesRacionais MC'sBrazilian literatureMusic - AnalysisMasculinityLetters