Gimenez, Telma [Orientador]Furtoso, Viviane Aparecida Bagio2024-05-012024-05-012001.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11118Resumo: Este estudo teve por objetivo contribuir para a área de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), oferecendo subsídios para uma questão emergente no momento, que é a formação do professor Para esse fim, foi realizado um levantamento das iniciativas de ensino e pesquisa de PFOL no Brasil, buscando-se respaldo em estudos sobre o ensino de línguas estrangeiras para a formação do professor de PFOL Esses estudos indicam a necessidade do estabelecimento de programas que levem em conta as crenças de futuros professores sobre ensino/aprendizagem Assim, foram verificadas as crenças sobre o ensino de PFOL por parte de docentes e discentes da área de Letras de uma Instituição de Ensino Superior no Norte do Estado do Paraná Os dados foram coletados através de questionários, contendo um inventário de crenças e perguntas de resposta aberta A discussão dos dados mostra que as crenças dos informantes vieram a corroborar o reconhecimento de que o professor de PFOL precisa de formação específica, questão recorrente na literatura da área No entanto, poucos trabalhos têm procurado investigar como o professor de PFOL aprende a ensinar, bem como quais bases de conhecimento têm auxiliado este profissional em sua prática pedagógica Com base no paradigma contemporâneo de formação de professores de língua estrangeira, que tem se concentrado no modelo do profissional reflexivo, este estudo pretende provocar reflexões sobre os aspectos envolvidos na prática pedagógica do professor de PFOL e indicar caminhos para a inclusão do componente de formação de professores de PFOL nos cursos de Letras Em relação aos encaminhamentos de oferta de cursos de PFOL no contexto estudado os resultados deste estudo levam a duas implicações: 1 inclusão de cursos de PFOL a estrangeiros das comunidades acadêmica e externa e 2 inclusão de uma disciplina optativa acerca do ensino de PFOL no currículo do curso de Letras Num âmbito mais amplo, ressalta-se a proposta de encaminhamento de pesquisas sobre a formação de professores de PFOL, voltadas para analisar as abordagens de formação de professores subjacentes aos programas já existentes, em nível pré-serviço e de educação continuada, isto é, como o professor de PFOL aprende a ensinar ou desenvolve seu conhecimento na práticaLíngua portuguesaEstudo e ensinoPortuguese languageStudy and teachingPortuguês para falantes de outras línguas : aspectos da formação do professorDissertação