Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]Andrade, Karen Alves de2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15766Resumo: A prática avaliativa sempre fez parte do processo de ensino e de aprendizagem escolar Em função de seus distintos propósitos, diversos instrumentos consagraram-se nas atividades de verificação da aprendizagem e de aferição de resultados, dentre os quais, neste trabalho, destacamos o Exame Nacional do Ensino Médio, que alcançou, ao longo dos anos de sua aplicação, uma grande importância no cenário educativo nacional Seja em sua função reguladora da qualidade da Educação Básica ou na seleção de estudantes para o Ensino Superior, o exame, em especial a prova de Redação, modificou diversas práticas escolares, na busca por melhor desempenho dos alunos É por isso que, nesta pesquisa, de caráter documental, visando esclarecer os critérios de avaliação das redações do Enem, temos como tese que, embora seja um instrumento eficiente para o processo de correção das redações, a competência 2 da matriz precisa ser revista Investigamos, então, essa competência, ampliando suas interpretações e verificando possíveis dificuldades que corretores e professores possam encontrar para aplicá-la Além disso, verificamos as propostas de redação dos anos de 24 a 214, para localizar traços de regularidades que pudessem dar subsídios à defesa da redação do Enem como um gênero específico Para isso, foram organizados os enunciados das redações em um quadro analítico-comparativo, com vistas à identificação do modelo cristalizado de proposta de redação, típico do exame Em uma etapa posterior, aplicamos um questionário inicial a professores doutores, com experiência na Educação Básica, para verificar a compreensão lexical da competência 2 na matriz de correção das redações, e um questionário final, no qual os pesquisados procederam à avaliação justificada de três redações Foi possível verificar a variabilidade na compreensão da competência analisada, em função das escolhas lexicais bem como sua subjetividade, em função da coexistência de duas habilidades em um único critério Com base nos resultados obtidos, destacamos a necessidade de uma revisão lexical na matriz de correções e de ações de disseminação de seus conteúdos para a instrumentalização de professores e alunos que visem ao preparo para as redações do exame Esperamos, com isso, maior democratização do acesso, primeiramente, a um preparo mais adequado para o Enem e, consequentemente, ao ensino superiorLíngua portuguesaRedaçãoRedaçãoAvaliaçãoEvaluationOs critérios de correção da redação do ENEM : a adequação temática e texto dissertativo-argumentativoTese