Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]Moraes, Aírton de2024-05-012024-05-012007.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10986Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar se as “novas” discussões historiográficas abordadas nas universidades brasileiras nas últimas décadas estão servindo de referencial para a elaboração das aulas de História pelos professores que atuam no Ensino Fundamental Visando dar conta de abarcar os diversos elementos que permeiam a difícil tarefa do professor enquanto colaborador na construção do conhecimento histórico dos alunos, foi realizada, na pesquisa de campo, observação em sala de aula, entrevista com professores e supervisores de ensino, questionário junto aos alunos e análise do material didático Elegemos como público alvo desta pesquisa dois professores de História e seus respectivos alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, sendo um grupo pertencente à escola pública e o outro à escola privada Os resultados da pesquisa apontam que a formação deficitária do professor no que tange à relação entre teoria historiográfica e prática de ensino, conjuntamente com as más condições de apoio pedagógico oferecidas pela escola, compromete de maneira significativa a construção do pensamento histórico dos alunosHistóriaEstudo e ensinoHistoriografiaProfessoresFormaçãoHistoriographyHistory - Study and teachingTeacher trainingAs concepções de história presentes no ensino fundamental : as relações entre a historiografia, metodologias e o ensino de históriaDissertação