Pacagnan, Mário Nei [Orientador]Oliveira Junior, Paulo Frederico Paganini2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14397Resumo: Nas últimas décadas o discurso de sustentabilidade como parte da estratégia organizacional e mercadológica tem sido amplamente incorporado pelas organizações independente de setor ou área de atuação Essa preocupação tem se constituído em um movimento comum que vem ocorrendo na sociedade pela busca da melhoria de vida do ser humano e das espécies a fim de garantir o equilíbrio do ecossistema e nossa perpetuação Em decorrência disso, surgiram os mais variados discursos ambientais, tanto para manter a ordem produtiva e social vigente quanto para reformulá-la ou mudá-la radicalmente Estes discursos ambientais propiciaram o surgimento de práticas ambientais que, apesar de nem sempre estarem condizentes com este, são passíveis de identificação tanto através da observação do sujeito quanto por meio da análise global Para se analisar tais práticas ambientais, bem como o comportamento das organizações frente aos problemas ambientais, surgiu a vertente do ambientalismo empresarial, atualmente composta por correntes que permeiam as subáreas da Administração Porém, esta vertente tem se deparado com a dificuldade de atrelar os estudos organizacionais e suas correntes com abordagens ambientais capazes de se desvincular do modo comum de produção de conhecimento pautada no modelo econômico e social vigente Esta dificuldade também pode ser encontrada nos estudos de estratégia organizacional, no qual as estratégias ambientais são hegemonicamente explicadas à luz da organização industrial e da capacidade de recursos da firma Vendo esta limitação, formamos os seguintes objetivos de pesquisa, advindos de outros estudos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estratégia e Marketing: (1) mostrar as capacidades analíticas da Estratégia como Prática (SAP) para se compreender estratégias organizacionais ambientais; (2) evidenciar as aproximações teóricas entre SAP e estratégia ambiental; (3) apontar as limitações do modelo da SAP para análise de estratégias organizacionais de uma forma geral Este trabalho se justifica por tentar trazer o debate sobre meio ambiente para o campo da estratégia através de uma perspectiva vista como alternativa ao mainstream dos estudos desta área Pesquisas conduzidas por esta via podem trazer aos estudos da estratégia elementos ora desconsiderados em outras abordagens devido às limitações metodológicas implicadas Também possibilita um estudo que aborde simultaneamente as dimensões da estratégia, da organização e do campo organizacional, trazendo noções do estado dos aspectos ambientais na pauta das organizações Além disso, vendo as limitações da SAP, resgatamos conceitos de Bourdieu e Giddens a fim de suprir tais limitações Com a atribuição destes dois autores, acaba havendo um resgate mais denso dos aspectos sociológicos engendrados na SAP, o que possibilita ousar na tentativa de apontar algumas possíveis limitações dos modelos Como método, utilizamos as categorias da práxis, prática e praticante para propor outra forma de leitura das estratégias ambientais Também adotamos o procedimento de resgate das limitações das abordagens Visão Baseada em Recursos e Organização Industrial, mostrando as capacidades de a SAP superar tais limitaçõesGestão ambientalResponsabilidade social da empresaEmpresasAspectos ambientaisAdministração de empresasEnvironmental managementSocial responsibility of businessIndustrial managementBusiness enterprises - Strategy (Management)EnvironmentalEstratégia ambiental : um estudo teórico a partir da estratégia como práticaDissertação