Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Borgato, Keyla Cristina2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14286Resumo: Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos, motivações e referenciais teóricos Na sequência, propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo Seguimos com uma análise da aplicação realizada O confronto realizado entre a análise a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômiosMatemáticaEstudo e ensinoÁlgebraGeometriaPolinômiosMathematicsGeometryPolynomialsMathematics educationStudy and teachingO ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometriaDissertação