Reis, Simone [Orientador]Saito, Leila Miyuki2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16234Resumo: As habilidades de leitura crítica não se desenvolvem por si só à medida que os indivíduos crescem, elas devem ser ensinadas desde os primeiros anos escolares Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de resgatar as raízes da leitura crítica, retratada nos textos do sétimo capítulo de Developing Comprehension – Including Critical Reading – obra compilada por Mildred A Dawson, publicada em 1968, e apresentar um caderno de atividades para se trabalhar leitura crítica em aulas de língua inglesa para crianças, jovens e adultos A relevância desse resgate está no fato de que, embora o conceito de leitura crítica tenha evoluído, conforme definições de Coradim (28) e D’Almas (211), a base e as sugestões didáticas trazidas pela obra mencionada continuam aplicáveis aos diversos contextos de aulas de leitura As atividades, elaboradas a partir dos modos de ler criticamente extraídos do capítulo em questão são sugestões e podem ser adaptadas para outros idiomas Elas foram testadas por três professores, que forneceram considerações para que se fizessem os ajustes necessários Espera-se que o professor interessado em desenvolver leitura crítica com seus alunos encontre neste material um apoio, um ponto de partida para um trabalho que pode e deve ser estendido, complementado e continuadoLeitoresReação críticaEnglish languageStudy and teachingLeitura crítica : origens conceituais e sugestões de atividades didáticas para aulas de língua inglesaTrabalho de Coclusão Final