Silva, Silvia Aparecida Fornazari da [Orientador]Martins, Everton Vieira2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14154Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar dois programas de capacitação informatizada para pais de filhos que apresentam problemas de comportamento Foram realizados três artigos O artigo 1 realizou uma revisão de literatura sumarizando investigações prévias acerca do Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos (DRA) publicadas no Journal of Applied Behavior Analisys O Artigo 2 aplicou e avaliou duas capacitações informatizadas com diferentes conceitos da análise do comportamento em 4 mães de crianças com problemas de comportamento Aqui é testada a variação no número de conceitos ensinados em uma capacitação informatizada No Artigo 3 foi realizada a avaliação dos efeitos das capacitações realizadas em relação ao comportamento das 4 mães das crianças com problemas de comportamento Foram analisadas quatro filmagens de sessões de interação das mães com as crianças em situação de jogo e de tarefa escolares Os participantes realizaram uma capacitação informatizada com o uso do software ENSINO 16 Este programa utiliza situações-problema para ensinar princípios da Análise do Comportamento, Análise Funcional e Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos Foi utilizado o delineamento quase experimental com avaliação pré e pós-intervenção o qual foi dividido em três etapas: 1- avaliação pré-intervenção, 2- intervenção e 3- avaliação pós-intervenção Na Etapa 1 foi realizada uma entrevista, aplicação das escalas CBCL e Protocolo de Avaliação e, em seguida, uma gravação da interação da mãe com seu filho em 2 min de situações de jogo e 2 min de tarefas escolares A capacitação feita na Etapa 2 teve duas fases (conceitos e DRA) Nela foi realizado o ensino dos conceitos da análise do comportamento Para P1 e P3 foi programada uma capacitação com 2 conceitos P2 e P4 realizaram uma capacitação com 1 conceitos Foram apresentadas seis situações de treino e três de teste de cada conceito A avaliação pós-intervenção - Etapa 3 consistiu de uma nova aplicação dos instrumentos da pré-intervenção com a adição do inventário de satisfação Houve uma nova filmagem e outra entrevista nesta etapa Os resultados indicam que houve melhoria de desempenho dos quatro participantes e que esta melhoria foi mais acentuada nos participantes que realizaram a capacitação com todos os 2 conceitos Houve mais reprovações nos conceitos da etapa DRA Foi verificada mudança no padrão de comportamento dos participantes nas filmagens que passaram a aproveitar melhor as oportunidades de reforçar o comportamento adequado de seus filhos e a extinguir e punir os comportamentos inadequados dos mesmosAnálise do comportamentoCriançasCondutaMãesAspectos psicológicosBehavioral analysisBehavior of childrenReinforcement (Psychology)TrainingPunishment (Psychology)MothersPsychological aspectsAplicação e avaliação de duas capacitações informatizadas para pais de crianças com problemas de comportamentoDissertação