Gregório, Regina Maria [Orientador]Silva, Rita de Cássia2024-05-012024-05-012004.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12410Resumo: Esta Dissertação investiga as interações orais que ocorrem em aulas de Língua Portuguesa após o surgimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Para isso, utilizamos a pesquisa qualitativa, por meio da qual observamos e gravamos um córpus de vinte aulas em duas turmas de quinta série do ensino fundamental: dez em uma turma de escola pública estadual e outras dez em uma escola particular Além disso, analisamos também os planejamentos anuais das duas turmas e os confrontamos com as orientações dos PCNs acerca do trabalho com oralidade em sala de aula Através desse estudo procuramos verificar se e como ocorrem as interações orais em sala de aula de língua materna e em que medida essas interações contribuem para o desenvolvimento das habilidades discursivas orais dos alunosLíngua portuguesaEstudo e ensinoParâmetros curriculares nacionais (PCNs)Portuguese languageStudy and teachingAs interações orais em aulas de língua portuguesa : dos PCNs à prática em sala de aulaDissertação