Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]Almeida, Josiane Junia Facundo de2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8470Resumo: Esta pesquisa-ação está inserida no campo da Linguística Aplicada, especificamente, na área de formação de professores e tem como objetivo analisar o desenvolvimento de uma proposta de formação, na perspectiva de projetos de letramento, voltada a professores surdos por meio de gêneros da esfera acadêmica Para isso, buscamos investigar a trajetória de letramento de nove docentes surdos que atuam ou já atuaram no ensino superior ou na pós-graduação (lato sensu), a fim de identificar as práticas de letramentos em que se inseriram e os constituíram como sujeitos bilíngues e professores do ensino superior ou de pós-graduação e proporcionar reflexões sobre o contexto de sua atuação e suas demandas acadêmicas Para a coleta de dados das narrativas de letramento, utilizamos entrevistas narrativas Na etapa de implementação, que caracterizou a pesquisa-ação, selecionamos dois gêneros acadêmicos, de acordo com a necessidade apresentada no primeiro encontro de formação: o artigo acadêmico e o projeto de pesquisa, em formato de oficinas de leitura e produção de texto Por meio de suporte à escrita acadêmica, contemplamos também o gênero apresentação oral para a participação em evento acadêmico Para a descrição dos efeitos da ação partimos dos registros das narrativas em vídeo e dos relatos escritos do processo de formação pela pesquisadora As discussões se fundamentaram em abordagem sociocultural do letramento, ancoradas nos Novos Estudos de Letramento, segundo autores como Barton e Hamilton (1998, 2, 24), Gee (1999, 21), Soares (1995) e Street (214); nas referências sobre Educação bilíngue para Surdos (FERNANDES, 23; SKLIAR, 1997), letramento acadêmico (STREET, 21; GUEDES-PINTO; GOMES E SILVA, 25; KLEIMAN, 26; SIGNORINI, 21; FISCHER, 27; BONINI E FIGUEIREDO, 21; VÓVIO e GRANDE, 21; e ZAVALA, 21), nos pressupostos voltados ao ensino e à analise de gêneros acadêmicos (MOTTA-ROTH E HENDGES, 21; GIL, 1999, 22); bem como nos estudos desenvolvidos na área de formação docente universitária (ISAIA, 26; CUNHA,25) As análises indicaram que os professores surdos possuem trajetórias semelhantes no que se refere às formas de apropriação dos gêneros acadêmicos, bem como os percursos traçados em determinados momentos históricos, quanto às dificuldades que se colocam na vida acadêmica e profissional em função de sua condição linguística O curso de formação ofertado possibilitou trocas singulares entre os professores surdos, evidenciando a necessidade de que sejam proporcionadas mais oportunidades de unir esses profissionais em torno de questões que envolvem o mundo acadêmico, de modo que possam ressignificar esse espaço, imprimindo nele suas identidadesLinguística aplicadaProfessores surdosProfessoresFormaçãoApplied LinguisticsDeaf teachersTeacher trainingLetramento acadêmico-profissional de professores surdosTese