Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]Moraes, Layse Barnabé de2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15324Resumo: Esta Dissertação pretende analisar de que forma os retratos íntimos se desenvolvem na obra contística do escritor paulista João Anzanello Carrascoza, tocando em pontos como as relações afetivas dentro da família, cotidiano, lirismo e epifania Empresto a expressão “A vida ordinária em seus detalhes mínimos”, usada por Karl Erik Schøllhammer em seu livro Ficção brasileira contemporânea, e coloco-a em destaque, logo no título, para ressaltar a atenção ao lado “menor” da existência que aparece na obra do escritor Ele faz ecoar o que é mínimo: o fato miúdo e a rotina simples das personagens, que são tomadas por sentimentos e sensações advindos da relação com o outro e com o mundo É essa vida ordinária, aparentemente banal, que é esmiuçada em tons poéticos e se torna não só presença constante na produção do autor, mas a sua principal marca Dedico então a primeira parte do meu trabalho a apontamentos do cenário literário contemporâneo, em que se encaixam temporalmente os contos do escritor, focalizando seus caminhos, tendências e possibilidades Também teço ligações entre a intimidade e o gênero conto, mais precisamente o conto contemporâneo, para chegar, finalmente, ao cerne da pesquisa, que são os contos de Carrascoza Foram então analisadas seis narrativas, separadas por relações familiares: “Umbilical”, o conto de mãe e filho, “Mar”, de pai e filho, “Iluminados”, de marido e mulher, “Janelas”, de irmãos, “Ana”, de avó e neta Além disso, analiso também “Casais”, conto que possui características heterodoxas dentro da literatura carrascoziana, para que se possa compreender melhor a produção literária do autor como um todoContos brasileirosHistória e críticaLiteratura brasileiraHistória e críticaFamíliaFamilyBrazilian literatureHistory and criticismA vida ordinária em seus detalhes mínimos : retratos íntimos e laços familiares nos contos de João Anzanello CarrascozaDissertação