Mellet, Silvia Márcia FerreiraLeonor, Ana Carolina do Carmo2024-10-312024-10-312022-06-29https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18334Pesquisas com indicadores sociais têm mostrado aumento no número de matrículas no ensino superior de grupos historicamente excluídos, como mulheres, negros e pessoas com deficiência. Com base no materialismo histórico foram utilizados microdados do Censo da Educação Superior e do Censo Demográfico com o objetivo de analisar o perfil dos alunos matriculados nas Instituições de Ensino Superior brasileiras em 2019. Como resultado, constatou-se que as desigualdades nas IES ainda são uma realidade. O ensino superior ainda não apresenta a equidade de representação dos grupos minoritários. Dos adultos da população brasileira, entre 18 e 59 anos, 9,4% estão matriculados em IES, realidade agravada para os alunos com deficiência que contavam com 0,2% das matrículas para o total da população com deficiência. O acesso das mulheres ao ensino superior mudou ao longo dos anos e hoje elas representam 56,2% do total de matrículas em relação a 43,8% dos homens, porém, quando olhamos para os alunos com deficiência, as mulheres somam 47,6% contra 52,4% dos homens com deficiências. Analisando as categorias de raça, os brancos representam 47,3% e os pretos/pardos 52,4% da população brasileira, mas essa realidade se inverte quando observamos a matrícula no ensino superior onde 42,1% dos alunos são brancos e 37,4% dos alunos são negros /Castanho. Observando os dados 64,6% das matrículas são em IES privadas enquanto 35,3% estão em IES públicas. A sobreposição de marcas sociais intensifica as desigualdades. Os dados nos mostram que apesar da inegável importância das políticas de inclusão social, que permitiram maior acesso a grupos historicamente excluídos das IES, a realidade encontrada representa um grande desafio.porEnsino SuperiorCor e RaçaGêneroDeficiênciaEducação - Londrina (PR)Indicadores sociaisDeficiênciaDesigualdades educacionaisEducação inclusiva - Aspectos sociaisNegros - Inclusão socialDeficiência, gênero e raça: a sobreposição de marcas sociais no ensino superior brasileiro a partir dos indicadores sociaisDisability, gender and race: the overlapping of social marks in Brazilian higher education based on social indicatorsDissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoHigher EducationRaceGenderDisabilityEducation - Londrina (PR)Social indicatorsDeficiencyEducational inequalitiesInclusive education - Social aspectsBlacks - Social inclusion