Contani, Miguel Luiz [Orientador]Assis, Mara Lúcia Diniz de2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15835Resumo: Este trabalho levanta dados com a finalidade de ampliar a compreensão sobre como a imagem urbana é captada pelas organizações e utilizada como estratégia comercial Avalia os impactos decorrentes da realização de dois projetos associando urbanidade a imagem, identidade e reputação, nas ações institucionais de empresas da cidade de Londrina-PR: a Praça Pé Vermelho, da Construtora Plaenge, e o Livro de Memórias da Viação Garcia – Aqui tem história – Viação Garcia 6 anos e o museu que a empresa possui em suas dependências As ações empresariais são focalizadas como manifestação de linguagem e analisadas com base no conceito de funções da linguagem, de Roman Jakobson, e na noção semiológica de mito – formada na transposição de sistema de primeira ordem para sistema de segunda ordem –, conforme definição de Roland Barthes São examinados os desdobramentos produzidos, por essas iniciativas, nas linguagens do ambiente urbano e a influência que são capazes de exercer sobre as relações de pertencimento A análise visa alcançar as intenções de sentido empregadas para vincular um conceito positivo às organizações, como resultado de conotações que favorecem a imagem corporativa ao produzir associações sobre como a noção de urbanidade é encaixada A Praça Pé Vermelho apresenta uma aproximação com a identidade da cidade e representações de uma consciência ambiental que representam o sentido de Londrinidade, além de manifestar uma ideia de bem-estar e de qualidade de vida ligadas ao sentido de naturalização de um ambiente artificial O livro de memórias da empresa Viação Garcia apresenta elementos que representam a ideia de pioneirismo, orgulho, empreendedorismo, aspectos que remetem ao senso de pertencimento histórico A construção de um museu nas dependências da empresa também revela a ideia de tradição e satisfação em recordar a orientação histórica da cidade na própria empresa As conotações encontradas pelo procedimento semiológico são tomadas juntamente com as funções da linguagem, para conhecer com que equilíbrio a utilização dos elementos urbanos efetua a ampliação do nível de significação, além de gerar o pretendido estreitamento da aproximação com os públicosAmbiente corporativoAmbiente urbanoSignificação (Psicologia)ComunicaçãoImagem corporativaMeaning (Psychology)CommunicationCorporate imageLanguageMythUrbanidade e imagem na comunicação corporativa : uma análise semiológicaDissertação