Bzuneck, José Aloyseo [Orientador]Oliveira, Maria Fernanda Cunha2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8506Resumo: Em meio aos inúmeros problemas que permeiam o contexto escolar, está a falta de motivação para ler Os estudos que envolvem o tema têm ressaltado que, com o passar dos anos escolares, a motivação para leitura diminui e a participação da família influencia na qualidade motivacional destes alunos Ainda neste contexto, os estudos mostram que a motivação autônoma tem sido relacionada a melhores resultados acadêmicos quando comparada com a motivação controlada O referencial teórico escolhido para fundamentar este estudo, de caráter exploratório, foi a Teoria da Autodeterminação O estudo teve por objetivo geral avaliar a qualidade motivacional dos adolescentes para leitura de livros paradidáticos escolhidos pelos professores durante o ano letivo Especificamente, os objetivos do estudo foram: levantar os escores grupais dos tipos de motivação e percepção sobre os pais; definir os dois tipos de motivação (autônoma e controlada); identificar os perfis motivacionais por meio de clusters, que combinem motivação autônoma e controlada; analisar a distribuição dos alunos por sexo dentro de cada cluster; investigar a distribuição dos alunos em função das escolas (pública e particular) dentro dos clusters e relacionar a percepção sobre pais e os perfis dos alunos em motivação por leitura, pelos clusters Participaram deste estudo 566 adolescentes do 9° ano do Ensino Fundamental II e 2° ano do Ensino Médio de quatro escolas do norte do Paraná, sendo duas públicas e duas privadas Os alunos responderam a um questionário em escala Likert contendo 42 questões As análises revelaram que o modelo com dois grupos foi o que apresentou o melhor ajuste para a amostra, sugerindo que havia dois perfis motivacionais distintos: um perfil com alunos com escores altos em motivação autônoma e baixos em controlada e um perfil com alunos com pontuações próximas ao ponto médio em motivação autônoma e controlada Os resultados apontaram que a motivação intrínseca correlacionou-se negativamente com a motivação por regulação externa e positivamente com a motivação identificada Por outro lado, a motivação autônoma correlacionou-se negativamente com a motivação controlada A motivação intrínseca apresentou correlação muito alta com a motivação autônoma e a correlação moderada com percepção sobre os pais Já a motivação identificada, apresentou alta correlação com a motivação autônoma e correlação discreta com a percepção sobre os pais A análise de regressão linear indicou que a percepção sobre os pais é preditora positiva moderada de motivação autônoma e negativa em grau discreto para controlada Por fim, os resultados foram discutidos à luz do referencial teórico adotado e de pesquisas anteriores, a fim de contribuir para a compreensão desse constructo e de suas implicações educacionaisMotivação para leituraAdolescentesPerfil motivacionalAutodeterminação (Educação)EducaçãoEducation - BrazilMotivação autônoma e controlada para leitura : um estudo com adolescentesDissertação