Arruda, Sergio de Mello [Orientador]Ballestero, Henrique Cesar Estevan2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14319Resumo: Esta investigação, de cunho qualitativo, analisa a aprendizagem significativa da linguagem Física de três alunos matriculados no curso de introdução à Mecânica Clássica, destinada aos alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 27 Como balizamentos teóricos de nossas análises utilizamos as obras de David Ausubel, Joseph Novak e Helen Hanesian, bem como as de Marco Antônio Moreira, que versam sobre a aprendizagem significativa Também utilizamos a teoria dos modelos mentais proposta por Johnson-Laird como um complemento na interpretação da aprendizagem dos alunos envolvidos Em relação ao aprendizado da linguagem Física, utilizamos as obras de Thomas Samuel Kuhn que, entre outros tópicos, aborda o significado contido nessa linguagem Como resultado evidenciamos que os alunos A2 e A3 atingiram uma aprendizagem significativa representacional dos signos contidos nas sentenças escritas na linguagem em que a Física foi produzida, e o aluno A1 permaneceu no tratamento da sintaxe da linguagem Física abordada Ainda que fossem únicos, os processos de aprendizagem dos três alunos contaram com a contribuição de colegas de turma, mais fluentes na linguagem Física abordadaFísicaEstudo e ensinoFísicaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoFísicaStudy and teachingInterdisciplinary approach to knowledgeConcept formationEvaluationAids and devicesEducational evaluationPhysicsAcademic achievementAprendizagem significativa da linguagem fíisica em um curso de introdução à mecânica clássica no ensino superiorTese