Martinez, Cláudia Eliane Parreiras MarquesOliveira, Rafael Meira de2025-12-162025-12-162025-10-20https://repositorio.uel.br/handle/123456789/19087Esta pesquisa tem como objetivo investigar como os saberes culinários são disseminados no ciberespaço brasileiro, para isso, foi escolhido exclusivamente a receita estrogonofe e um corpus documental do tipo audiovisual nascido digital: vídeos publicados na rede de compartilhamento YouTube. Os documentos analisados foram publicados entre 2010 e 2022 e são formados por um grupo heterogêneo de criadores de conteúdo ou influenciadores digitais culinários. A investigação se apoia nos conceitos de alimento culturalizado proposto por Luce Giard e estratégia e tática, ambos difundidos por Michel de Certeau. A pesquisa contribui, por meio da análise documental, para a compreensão do saber fazer compartilhado em rede, e discorre sobre seus seguintes aspectos: mudanças significativas nas formas de compartilhar o conhecimento culinário, principalmente pelas interferências do mundo digital; as reelaborações nos usos do estrogonofe, recheado de diferentes modos de preparo e sentidos atribuídos; por fim, se propõe a ideia de Cozinha Digital, no qual oralidade, escrita e audiovisual se mesclam de forma inovadora, atravessando os fazeres culináriosporAlimentaçãoEstrogonofeCiberespaçoYouTubeInfluenciadores digitaisComunicaçãoGastronomiaCozinha digital: modos e usos do estrogonofe retratado por influenciadores digitais no Youtube (2010-2022)Digital cuisine: modes and uses of stroganoff portrayed by digital influencers on YouTube (2010-2022)DissertaçãoCiências Humanas - HistóriaCiências Humanas - HistóriaFoodCyberspaceYouTubeBeef and creamDigital influencersCommunicationGastronomy