Barros, Marcelo Alves [Orientador]Silva, Fábio Ramos da2024-05-012024-05-012007.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10072Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert A nossa amostra consistiu num número de cento e trinta e seis sujeitos Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica Os dados coletados foram submetidos à aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal- Wallis e análise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de FísicaFísicaEstudo e ensinoFísicaEficácia no ensinoPhysics - Study and teachingPhysics - Effective teachingAnálise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médioDissertação