Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes [Orientador]Farias, Sheila Esteves2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14379Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a organização e gestão do Currículo Integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, referente ao período de 1996 a 211 Trata-se de uma pesquisa desenvolvida na abordagem qualitativa, descritivoexploratória A coleta de dados foi feita no período de julho de 212 a março de 213, utilizando-se a entrevista projetiva com questionário semiestruturado a 16 gestores, entre coordenadores do colegiado de curso e chefes do Departamento de Enfermagem e do Departamento de Saúde Coletiva, diretores do Centro de Ciências da Saúde, e diretores de enfermagem do Hospital Universitário de Londrina Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina, e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Para auxílio na etapa de coleta de dados foi elaborado um álbum, denominado “scrapbook”, ilustrado com normativas, reportagens, fotos e acontecimentos referentes à trajetória do Currículo Integrado, o qual ajudou os participantes a relembrar os fatos passados A análise dos dados permitiu constatar a influência dos elementos que expressam as diferentes culturas no desenvolvimento curricular, são eles: o funcionamento da estrutura da universidade, a formação educacional nos moldes tradicionais, a organização do sistema de saúde e a postura docente, todos inseridos no meio político e social, e mediados pela performance do gestor curricular Quanto aos avanços, às dificuldades e aos desafios enfrentados durante a organização e gestão curriculares, duas categorias foram definidas para discutí-los: “Práticas de ensino e aprendizagem do projeto pedagógico curricular” e “Gestão pedagógica e interfaces políticoadministrativas no desenvolvimento curricular” possibilitando compreender o quão complexos e dinâmicos são os movimentos que permeiam o desenvolvimento curricular, desde os conflitos provocados pela falta de recursos humanos e inadequações da infraestrutura até processos pedagógicos inapropriados Os avanços foram atribuídos ao conhecimento de diferentes metodologias de ensino e aprendizagem bem como à sua aplicação, e ao desenvolvimento profissional dos professores através de capacitações docentes Já, as competências necessárias para um gestor educacional exercer o cargo com qualidade, estas foram reveladas pelas categorias: “Entre os aspectos cognitivos e a prática operativa”, que compreendem conhecimento teórico e experiência prática e profissional, e “Das habilidades interacionais à prática democrática”, que englobam as relações interativas para alcançar uma prática democrática de gestão Os resultados deste estudo podem subsidiar os gestores atuais e o futuros dirigentes na discussão dos pontos críticos do Currículo Integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina como também fortalecer os aspectos que foram reconhecidos como possibilidades Espera-se ainda encorajar outras instituições de ensino a desenvolver projetos inovadores de acordo com sua realidade, e instigar docentes no envolvimento em novos projetos estimuladores da qualidade do ensino superior e a formação profissional qualificadaEnfermagemEnsino integradoEnfermagemOrganização e administraçãoEnfermagemNursingNursingCurriculunStudy and teachingManagement and organizationOrganização e gestão do curso de enfermagem de uma universidade pública : mediações do gestor em um currículo integradoDissertação