Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Pereira Junior, Ademir2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14907Resumo: Este trabalho apresenta um estudo dos enunciados de itens de provas de matemática do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental A análise tem como referência a perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem tomada por autores da Educação Matemática Realística Por meio de uma abordagem predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, apresenta-se a classificação dos itens de provas segundo o contexto, os níveis de competência, as características dos bons problemas de avaliação Uma das intenções desse trabalho é a de que ele sirva como recurso para os professores que ensinam matemática, para que possam conhecer a classificação dos itens de prova e utilizá-los de modo a praticar a avaliação na perspectiva defendida neste trabalho Este estudo mostrou que a maioria das questões analisadas e classificadas apenas possibilita aos alunos a reprodução do que foi apresentado nas aulasEducação matemáticaEstudantesTestes e medidas educacionaisRendimento escolarAvaliaçãoMathematicsMathematics educationStudentsAcademic achievement - Language and educationEvaluationStudy and teachingTests and measurements in educationEnunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realísticaDissertação