Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Oliveira, Rodrigo Camarinho de2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14382Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar, em nível teórico, o sentido/significado da expressão matematização na perspectiva da Educação Matemática Realística Nesta perspectiva, cujo foco é o desenvolvimento de uma abordagem para o ensino de Matemática, a matematização aparece como elemento fundamental sendo considerada a principal atividade realizada pelos estudantes No decorrer do estudo, descrevemos não só o que significa matematização, mas também o desenvolvimento do conceito no decorrer dos anos Tal desenvolvimento pode ser observado na distinção entre as componentes horizontal e vertical da matematização, na matematização conceitual e na matematização progressiva Também apresentamos alguns aspectos referentes a uma aula com vistas a proporcionar ambientes favoráveis à matematização no que diz respeito ao papel do professor, do aluno e a dinâmica da aula Esses aspectos tem papel essencial na perspectiva da RME e têm características específicas, algumas apresentadas e discutidas neste estudoEducação matemáticaFormação de conceitosMatemáticaFilosofiaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoMathematicsMathematics educationMathematicsInterdisciplinary approach to knowledgePhilosophyStudy and teachingConcept formationMatematização : estudo de um processoDissertação