Mansano, Sonia Regina Vargas [Orientador]Barreto, Magda Dei Tós2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15236Resumo: A relação entre o homem e a natureza tem sido tema de eventos de grande, médio e pequeno porte Neles, são debatidos os efeitos da ação do homem sobre o meio ambiente e os danos gerados no planeta Entretanto, tais discussões ainda não foram capazes de intervir de maneira significativa na formação do cidadão, disseminando conhecimentos e sensibilizando sobre o que é e como funciona o desenvolvimento sustentável Em alguma medida, há uma tendência de atribuir a responsabilidade por esta formação à instituição escolar, que deve inserir em seu currículo, através de temas transversais, o ensino de desenvolvimento sustentável O presente trabalho tem por objetivo compreender como uma professora e duas supervisoras educacionais de uma escola pública do ensino fundamental localizada em uma cidade de médio porte do interior do estado do Paraná compreendem e implementam o ensino de desenvolvimento sustentável Para isso, o trabalho foi dividido em duas partes: uma teórica e uma empírica Na parte teórica, são abordadas quatro temáticas: a emergência histórica e as implicações sociais presentes na definição de desenvolvimento sustentável, a educação como instituição, suas potencialidades, seus limites e, principalmente, seu papel junto às demais instituições sociais, a inclusão do tema desenvolvimento sustentável no contexto escolar como tema transversal e, por fim, o papel da educação na interface com o desenvolvimento sustentável Na segunda parte da pesquisa, foi realizado um diálogo com três agentes sociais da educação que estão diretamente conectadas às exigências legais de incluir a temática do desenvolvimento sustentável no cotidiano educacional Para isso, optou-se por fazer um estudo de caso que possibilitou a investigação aprofundada sobre o tema De acordo com os depoimentos, foi possível notar que o desafio de aproximar as dimensões educação e desenvolvimento sustentável no contexto escolar não é simples e envolve, para além da formação técnica dos professores, uma formação política voltada para a cidadania e para o cuidado com a natureza Como conclusão parcial, foi possível evidenciar que há um desafio colocado para as instituições escolares: mais do que incluir o desenvolvimento sustentável em seus currículos como tema transversal, elas terão como incumbência maior analisar criticamente seus limites e potencialidades institucionais, tomando medidas que venham a favorecer práticas cotidianas de cuidados com o meio ambienteAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoDesenvolvimento sustentávelConservação da naturezaProteção ambientalCurrículosInterdisciplinary approach to knowledge in educationSustainable developmentEnvironmental protectionNature cSustentabilidade e educação : desafios contemporâneosDissertação