Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]Facin, Gabriel Felipe2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9091Resumo: A educação passou por diversas transformações e elevou, ao longo das últimas décadas, a importância da formação cidadã dos discentes frente às demandas sociais emergentes no país Desse modo, a partir dos estudos realizados, notou-se o potencial demonstrado pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) para a promoção da cidadania quando trabalhados em conjunto com as componentes curriculares da Educação Básica, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Motivado por essa premissa, este estudo se debruçou para lançar um trabalho que trouxesse a aplicação de tais temas para a disciplina de Matemática Assim, o objetivo geral desta Dissertação é apresentar uma proposta a fim de que os princípios de cidadania possam ser promovidos no ensino de Matemática, tendo como balizadores os TCT, e sua participação junto às habilidades desenvolvidas por essa disciplina Designadamente, o objetivo específico deste trabalho concentra-se em apresentar à sociedade uma aplicação das transversalidades destacadas, que será realizada apresentando um rol de treze tarefas que foram organizadas através de problemas matemáticos construídos a partir dessas temáticas Espera-se, portanto, que essa Dissertação engradeça a formação cidadã, motivando o discente a analisar conscientemente algumas situações reais, ao mesmo tempo em que aprende e utiliza técnicas matemáticas para issoMatemáticaEstudo e ensinoCidadaniaEducação matemáticaTemas contemporâneos transversaisMathematicsCitizenshipMathematics educationTranversal contemporary themesEducation - BrazilStudy and teachingA matemática e o exercício da cidadania : possibilidades para o ensino via temas contemporâneos transversaisDissertação