Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Quevedo-Camargo, Gladys2024-05-012024-05-012007.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10875Resumo: O lançamento do exame Teaching Knowledge Test (TKT) no Brasil em 24 reacendeu a polêmica da necessidade ou não de haver um exame de certificação dos conhecimentos do professor de língua inglesa em nosso país, pelo fato dele ter sido considerado um possível exame para esse propósito Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa foi verificar até que ponto um exame internacional, elaborado de acordo com um padrão internacional de avaliação de docentes de língua inglesa como língua estrangeira, pode ser utilizado como instrumento de avaliação dos conhecimentos necessários à atuação do professor de inglês no contexto brasileiro Para atingir esse objetivo, comparei a amostra do exame TKT presente em seu livreto de divulgação com as competências preconizadas como essenciais pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras - na Parte 2 da Seção 2, e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica - no Artigo 6º, por serem esses os documentos oficiais que orientam a formação de futuros professores (de inglês) no Brasil Para desenvolver este estudo, tomei por base pressupostos teóricos do Interacionismo Sócio-discursivo (ISD), conceitos da área de avaliação, reflexões sobre o termo 'competência' e sua variedade terminológica e noções sobre gênero profissional Como metodologia de pesquisa, utilizei os procedimentos de análise lingüístico-discursiva propostos por Bronckart e Machado (24), que forneceram dados para a melhor compreensão dos textos analisados, para a interpretação dos tipos de agir (BRONCKART; MACHADO, 24; BULEA; FRISTALON, 24) intencionados pelos textos e das dimensões da formação e do trabalho do professor (PLACCO, 26) priorizadas por eles A análise comparativa entre o TKT e os trechos das Diretrizes mostrou que (1) todos os textos analisados intencionam conduzir seu destinatário ao agir canônico, por se referirem a um mundo discursivo distante da realidade do interlocutor, e ao agir prescrito, por determinarem como seu interlocutor deve agir na formação de alunos e no exame; (2) o TKT contempla três das quatro dimensões identificadas na Parte 2 da Seção 2 das Diretrizes para os Cursos de Letras, e somente uma das dimensões identificadas no Artigo 6º das Diretrizes para a Formação de Professores Este estudo mostrou que, mesmo quando há convergência entre as dimensões do TKT e das Diretrizes, isso não significa que os documentos focalizem os mesmos aspectos dentro das dimensões Portanto, pelo fato do TKT contemplar parcialmente as dimensões privilegiadas pelos documentos oficiais brasileiros, concluo que não há alinhamento suficiente entre o TKT e as diretrizes oficiais brasileiras para considerá-lo apropriado para avaliar os conhecimentos sobre ensinar do (futuro) professor de inglês brasileiroProfessores de inglêsLíngua inglesaEnglish teachersEnglish language - Study and teachingExame internacional para professores de inglês : uma análise na perspectiva sócio-interacionistaDissertação