Gimenez, Telma [Orientador]Canazart, Claudinei Aparecido2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15357Resumo: Este estudo tem como objetivo geral apresentar uma reflexão sobre minha participação no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE-PR - no período de 29 e 211, como forma de compreender os efeitos desta política de formação continuada em minha atuação como professor de língua inglesa na escola pública A partir do entendimento de que políticas são desempenhadas mais do que implementadas, conceituo minha participação no PDE-PR como um continuum de formação profissional O referencial teórico de análise de políticas desenvolvido por Ball (212) é adotado para justificar o interesse em deter-me nos possíveis efeitos do PDE-PR sob minha prática pedagógica, sob o ponto de vista êmico O estudo sobre minha participação no PDE-PR teve os seguintes objetivos específicos: a) apresentar o programa e as atividades por mim desenvolvidas durante o mesmo em caráter descritivo e apreciativo, b) analisar representações sobre a escola, os alunos, minha prática e sobre avaliação explicitadas no artigo final submetido para conclusão do programa de formação; c) fazer uma apreciação dos efeitos subsequentes do PDE-PR na minha prática pedagógica e formação continuada A metodologia é de base interpretativista, com base em dados qualitativos Constituem dados o artigo final submetido para conclusão de minha participação no PDE-PR, bem como narrativa gerada a partir de um olhar retrospectivo sobre a experiência Pela participação por mim vivenciada no PDE-PR relato que houve um aproveitamento significativo em termos de aprendizagens teórico-práticas que são evidenciadas em minha prática atual na sala de aula; pela avaliação que faço desse programa informo que o campo das possibilidades supera o campo dos constrangimentos, embora acentue que os efeitos da formação interligam-se claramente com o engajamento do participanteProfessores de inglêsEducação permanenteEducação e EstadoEnglish languageStudy and teachingEfeitos de políticas de formação continuada na prática pedagógica de ensino de inglês na escola pública : uma experiência de participação no PDE-PRDissertação