Fontenele, Heliana Barbosa [Orientador]Santos, Ana Carolina Silvério dos2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12352Resumo: O sistema de gerência de pavimentos (SGP) contém ferramentas para gerenciar a rede de vias pavimentadas desde a etapa de projeto e execução até a de manutenção e reabilitação (M&R) No que tange à M&R um SGP urbano utiliza o critério de priorização para a tomada de decisão quanto às vias candidatas às intervenções Dessa forma, tendo em vista a carência de recursos por parte dos órgãos responsáveis pela gestão e as condições precárias da maioria dos pavimentos brasileiros, é importante o desenvolvimento de um índice simples e confiável para apoiar a tomada de decisão dos gestores sobre as seções prioritárias dos pavimentos à M&R Assim, o objetivo principal deste trabalho foi desenvolver um índice simplificado de priorização (ISP) para vias pavimentadas urbanas, baseado na metodologia de análise multicritério construtivista, a MCDA-C Para tanto, o software M-Macbeth foi utilizado Por meio de um brainstorming com um grupo de 6 profissionais ligados à área de transportes foram definidos 4 áreas e 7 indicadores para compor o ISP As áreas e indicadores, por meio de seus níveis de desempenho, foram criados e utilizados para gerar pesos e assim, fazer a priorização dos trechos do pavimento analisado Para testar o índice gerado os trechos do pavimento da rede viária do campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foram avaliados, tanto por método subjetivo (com e sem uma escala visual de referência) como objetivo (Pavement Condition Index), em conjunto com o levantamento das demais informações necessárias à verificação da ordem de priorização A prioridade expressa pelo ISP para cada um dos trechos da malha viária da UEL foi comparada àquela considerando apenas o PCI, o índice de condição resultante das avaliações subjetivas e o índice de priorização de Tavakoli Posteriormente esses dados foram validados utilizando o teste estatístico de Mann-Whitney A partir dos principais resultados dos testes e da validação do índice criado foi possível observar que o método do ISP é mais indicado para priorizar trechos de vias urbanas do que o método do PCI e de Tavakoli Como parte dos resultados também foi possível notar que o ISP representa melhor a importância e/ou a necessidade de M&R que um trecho de pavimento apresenta do que quando comparado com os outros métodos utilizados neste trabalho Sendo assim, concluiu-se que o ISP é válido, prático, eficiente e econômico e poderá ser utilizado pelos gestores públicos como uma ferramenta de priorização de vias candidatas à M&R Além disso, o ISP estimado a partir do uso de dados da avaliação subjetiva com auxílio de uma escala visual se tornou um processo mais funcional e ainda assim eficiente para ser utilizado quando em comparação às demais variações analisadas neste trabalhoEngenharia civilM-Macbeth (Software)PavimentosDefeitosSistema de gerência de pavimentosCivil engineeringPavement management systemM-Macbeth (Software)DefectsPavementsDesenvolvimento de um índice simplificado de priorização para a manutenção de vias urbanasDissertação