Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]Rebeiro, Gisele Bueno de Farias2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13094Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, indicadores de fatores protetivos, em alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem, por meio do jogo Rummikub Assumindo o aporte teórico-metodológico de Jean Piaget, o jogo é entendido como um espaço de interação e de possíveis trocas no qual os aspectos cognitivos, sociais e afetivos são evidenciados A pesquisa, de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo interpretativo, ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina – PR Dela participaram oito alunos frequentadores da sala de apoio à aprendizagem de Matemática do ano de 21 Para atender ao objetivo proposto foi realizada observação sistemática das aulas na Sala de Apoio à Aprendizagem e foram aplicados dois instrumentos de avaliação de aspectos cognitivos, afetivos e sociais (global e específico), preenchidos pela pesquisadora, além de sessões com o jogo de regras Rummikub Seis encontros foram destinados para observação sistemática e doze para sessões lúdicas Quatro destas sessões foram realizadas para a aprendizagem do jogo e oito para avaliação dos procedimentos dos jogadores Os resultados de nosso estudo indicaram a importância da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagem, permitiram a identificação de fatores protetivos relacionados ao aprender neste contexto e demonstraram que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais envolvidos no jogo podem favorecer a construção da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagemPsicologia educacionalPsicologia da aprendizagemCognição nas criançasJogos educativosJogos em educação matemáticaEducational psychologyPsychology of learningCognition in childrenEducational gamesGames in mathematics educationElementaryFatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamentalDissertação