Zômpero, Andréia de FreitasBastos, Raquel Ribeiro de Carvalho2024-10-022024-10-022023-12-08https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17858O presente estudo busca identificar e analisar a aprendizagem proposicional de alunos do segundo ano do Ensino Médio, mediante as relações que estabelecem com o conceito de zoonoses, ação antrópica e desequilíbrio ambiental, por meio de um material instrucional desenvolvido. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, foram realizadas atividades fundamentadas nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e da multimodalidade. Foram quatro dias de intervenção, totalizando 11 horas aula, em uma turma de 25 alunos, a qual a investigadora não possuía vínculo. Os dados provenientes dessas atividades foram selecionados e posteriormente analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O processo de análise foi dividido em três etapas, focando na identificação dos conhecimentos prévios dos alunos (etapa A) e no desenvolvimento do material instrucional (etapas B e C). A etapa A foi marcada pelos dois momentos de averiguação dos conhecimentos prévios, o questionário e a discussão com imagens. Durante a etapa B, analisamos as respostas de um questionário relacionado a um filme, foram estabelecidas associações entre o conteúdo de zoonoses desenvolvido e a mídia cinematográfica. Na etapa C, examinamos o questionário final para entender as noções que os alunos construíram sobre os conceitos discutidos após interagirem com o material didático. Por fim, o avanço de cada conceito foi debatido, sendo estes: zoonoses, hospedeiro acidental, reservatório natural, agente causador/etiológico, vetor, sintomas, modo de transmissão e a relação entre o aumento de zoonoses e a ação antrópica no desequilíbrio ambiental. Identificamos indícios de aprendizagem significativa mediante a análise detalhada das proposições formadas pelos alunos. Essa avaliação indica que o material instrucional cumpriu com os requisitos necessários, demonstrando um potencial significativo para o processo de ensino.porZoonosesAprendizagem significativaMaterial potencialmente significativoMultimodos e múltiplas representaçõesDesequilíbrio ambientalEnsino médioEducação matemáticaDistanciamento social (Saúde pública) e educaçãoA utilização de multimodos de representação na educação em saúde como recurso para promover a aprendizagem significativa no Ensino MédioThe use of multimodes of representation in health education as a resource to promote meaningful Learning in high schoolDissertaçãoCiências Exatas e da Terra - MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaZoonosesMeaningful learningPotentially meaningful materialMultimodes and multiple representationsEnvironmental imbalanceHigh schoolMathematical educationSocial distancing (Public health) and education