Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]Torres, Fernanda2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9866Resumo: O uso de imagens no ensino e aprendizagem de língua espanhola é um importante recurso que possibilita a aquisição de conhecimento, a motivação de estudantes e permite a comunicação autêntica por meio de situações reais do meio social O material educacional com linguagem visual adequada pode ser um diferencial no processo de aquisição da língua espanhola, ao passo que fornece um aporte dinâmico e enriquecedor ao estudante Neste contexto, verifica-se a comunicação imagética em materiais educacionais de língua espanhola, por meio da investigação da linguagem de comunicação, a fim de analisar se as imagens utilizadas satisfazem as necessidades pedagógicas diante de um cenário de ensino que exige conhecimentos múltiplos, com o propósito de apresentar propostas de aprimoramento da comunicação visual mediante inovação e tecnologias De natureza exploratória-descritiva, este estudo apresenta observação e análise de três materiais didáticos de língua espanhola, pesquisa bibliográfica em autores de comunicação, linguística, gestão da informação e semiótica, bem como análise de dados obtidos por meio de entrevistas e questionários O presente estudo está embasado na conceituação de imagem em Joly (1996) e Aumont (211) e utilizou, para análise das imagens, os requisitos para composição estética de imagens de Fuentes (26) Os resultados apontam que a comunicação imagética facilita o aprendizado do idiomaComunicaçãoComunicação visualLinguagem imagéticaMaterial didáticoLíngua espanholaCommunicationVisual communicationImagetic languageTeaching materialsSpanish languageImagens como soluções criativas em materiais educativos de língua espanholaDissertação