Mansano, Sonia Regina Vargas [Orientador]Godoy, Kathia Regina Galdino de2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9714Resumo: Visando definir práticas consistentes de garantia de direitos com foco na proteção social, o Estado brasileiro criou algumas políticas públicas voltadas para atender a esfera populacional que se encontra em situação de desproteção e vulnerabilidade social Na Política de Assistência Social, os programas, benefícios e serviços mantêm a centralidade de suas intervenções na instituição familiar Segundo Mioto (21), a família é um espaço complexo, construído e reconstruído cotidianamente ao longo da história, valendo-se de diversas esferas e agentes da sociedade Atento a esse cenário, delineou-se como objetivo da presente pesquisa analisar a percepção das famílias sobre a intervenção realizada pelo profissional de psicologia situado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Faz-se necessário problematizar constantemente a prática profissional da psicologia junto ao CREAS, buscando analisar não apenas as abordagens técnicas adotadas, como também os impactos afetivos das intervenções junto às famílias e os indivíduos acompanhados Muitas inquietações acompanham esta prática profissional do psicólogo, visto tratar-se de um campo permeado por desamparos sociais graves, que são provocados pelo Estado, pela organização econômica capitalista e também pelas próprias famílias Adotando uma perspectiva metodológica qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso sobre o serviço CREAS 3, que atua em uma cidade localizada no interior do estado do Paraná, utilizou-se como instrumento para coleta de dados a observação direta, análise de documentos históricos sobre a instituição e entrevistas semiestruturadas com usuários acompanhados A unidade de análise foi composta por seis participantes que tiveram, no mínimo, 2 anos de acompanhamento por psicólogos no referido CREAS Os resultados foram organizados e analisados em três eixos que perpassam as relações entre a instituição família, os profissionais da psicologia e o Estado, a saber: 1) início da vinculação com o serviço, 2) sustentabilidade afetiva nos atendimentos às famílias, 3) o desligamento e os afetos experimentados na despedida Como resultado, foi possível constatar que, apesar das dificuldades iniciais de vinculação marcadas pelo medo e pelo receio, com o passar do tempo os usuários valorizam a relação de vínculo com os profissionais do serviço e reconhecem a importância do acompanhamento Ao final da pesquisa, foi possível compreender a relevância de construir, cotidianamente, uma sustentabilidade afetiva capaz de afirmar a vinculação e acolher os afetos díspares que emergem no encontroPsicólogoPsicólogoPercepção familiarPsicólogoAtendimento familiarPsychologista Psychologist - Family perceptionPsychologist - Family carePsychologist - Specialized Social Assistance Reference Center (CREAS)As percepções das famílias sobre o trabalho do psicólogo no CREAS : vinculação e sustentabilidade afetivaDissertação