Brancher, Jacques Duílio [Orientador]Toda, Armando Maciel2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15420Resumo: Este trabalho apresenta o projeto, desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de treinamento direcionado à área de aritmética nas aulas de matemática do ensino fundamental Este sistema consiste na resolução de problemas, que são implementados de modo que o algoritmo seja responsável pela geração de valores aleatórios, porém condizentes ao contexto em que são inseridos Deste modo, os valores dos problemas são alterados sempre que são selecionados, de forma que o usuário memorize a lógica para resolução do problema ao invés da resposta Além disto, o ambiente também está implementado com conceitos e mecânicas de jogos (Gamification), de modo a tornar o processo mais prazeroso e engajador para os usuários Estes conceitos são representados de forma explícita no sistema por pontos, níveis, medalhas, placares, temporizadores, perfis Por fim, foi proposta uma avaliação que foi aplicada com professores de matemática do ensino fundamental, para avaliar a eficiência pedagógica e funcionalidades do sistema, alcançando resultados positivos nos aspectos de implementação, interface e aceitação dos conceitos de jogos implementadosInformática na educaçãoAmbientes virtuais compartilhadosJogos educativosEnsino auxiliado por computadorJogos simulados em educaçãoInternet in educationShared virtual environmentsEducational gamesComputer-assisted instructionSimulation gaSiGMa : Sistema Gamificado para MatemáticaDissertação