Burioli, SimonePialarissi, Simone Garbelini Parro2024-08-202024-08-202023-03-24https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17236O presente trabalho tem como objetivo por meio do arquivo pessoal do professor Durval Pinto, encontrado no já desativado Museu Histórico Professor David Carneiro da UNESPAR - Campus Apucarana/PR, analisar a sua formação docente, tendo como foco de análise o período em que estudou na Escola de Professores de Curitiba, entre 1942 e 1944, um período marcado por um movimento de remodelação dos padrões de ensino, que pretendia romper com o método tradicional e implantar nas escolas paranaenses uma nova proposta de educação, que visava mudar hábitos e formar um cidadão mais crítico e participativo. Após inventariar o acervo, percebe-se que boa parte do material tem relação direta com a sua formação enquanto aluno na Escola de Professores de Curitiba. Daí resultou o recorte espacial, que não se deu de forma aleatória, mas sim devido à diversidade de fontes documentais que deram subsídios para compreender o espaço e o tempo escolar em que Durval Pinto atuou. Logo, diante da precariedade da educação no Paraná nas primeiras décadas do século XX, da falta de escolas e de professores capacitados para atender o ensino primário, nosso problema gira em torno de compreender: Como o professor formado na Escola de Professores de Curitiba, sob a influência do movimento escolanovista, participou do processo de expansão de um método que pretendia mudar os rumos da educação pública paranaense? A partir do arquivo pessoal do professor Durval Pinto e por meio de revisão bibliográfica, foi possível entender não só a formação de um professor comum que guardou por toda a sua vida materiais relacionados à educação, mas também compreender como essa formação foi construída a partir das mudanças que vinham ocorrendo naquele período. Diante dos fatos, conclui-se que mesmo que tenha ocorrido um conflito entre teoria e prática, o professor foi um dos meios mais eficazes utilizado pela Escola de Professores de Curitiba para atingir a população localizada no interior do estado com um novo modelo de educação que caminhava rumo ao progresso do país. Enfim, esta pesquisa intenta dar visibilidade aos papéis que estão esquecidos dentro de caixas e baús de professores e incentivar a busca por elementos que enriqueçam ainda mais a História da Educação do Paraná.porArquivo PessoalCadernos EscolaresDurval PintoEscola de Professores de CuritibaHistória da EducaçãoO arquivo pessoal de Durval Pinto: o movimento de renovação da formação dos professores do Paraná nas primeiras décadas do século XXDurval Pinto’s personal archive: the movement to renew teacher training in Paraná in the first decades of the 20th centuryDissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoPersonal ArchivesSchool NotebooksDurval Pinto’sTeacher’s School of CuritibaHistory of Education