Ruiz, Maria José Ferreira [Orientador]Dimitrovicht, Ludmila2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8648Resumo: O presente trabalho analisa e investiga, dentro do contexto de Londrina, as relações da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, com a política de formação continuada para professores desta etapa, neste município, assim como também, suas implicações ideológicas, sociais e culturais Leva-se em consideração que os Sistemas de Ensino Municipais são os responsáveis por esta etapa e, portanto, pela forma como serão desenvolvidas as políticas públicas nacionais Propõe-se a utilização do materialismo histórico-dialético enquanto método de pesquisa e busca-se construção de conhecimentos que superem e transformem a realidade social O estudo questiona: Quais são as intenções expressas e ocultas na BNCC e suas implicações políticas e ideológicas para a Educação Infantil? Existe uma tendência de esvaziamento cultural e ao mesmo tempo preparação para a etapa seguinte, na qual é dada prioridade para o processo de alfabetização? É possível identificar (des)conexões deste documento com as políticas públicas de formação continuada dos professores, no município de Londrina? Diante dos problemas apresentados, este trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise crítica sobre as políticas curriculares para a Educação Infantil entre os anos 215 e 218 Para isso, será necessário: (i) Analisar o processo de construção da BNCC, considerando os aspectos políticos, ideológicos, culturais e sociais; (ii) analisar a sistematização das contribuições realizadas pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil na Rede Municipal, durante consulta pública realizada em 215, e seus possíveis impactos na versão final da BNCC; (iii) Verificar como a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina organizou a formação continuada para professores de Educação Infantil a partir dos conteúdos apresentados na versão final da BNCC; (iv) Investigar o entendimento dos professores que participaram da formação continuada ofertada pela SME de Londrina, sobre o processo que envolve a implementação da BNCC, a considerando enquanto política pública que deve ser efetivada pelos docentes; (v) Verificar se existem na BNCC indícios de um esvaziamento cultural; (vi) Identificar traços de preparação para a etapa seguinte na qual é dada prioridade para o processo de alfabetização Além da participação no grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Londrina - Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, utilizou-se como procedimentos de estudo, a pesquisa bibliográfica e a análise documental nos marcos legais sobre políticas educacionais para a Educação Infantil no Brasil Enquanto pesquisa de campo, foi realizada a análise do curso a distância sobre a BNCC, ofertado pela Secretaria Municipal Educação de Londrina aos professores da Rede Municipal de Ensino de Londrina (RMEL) em 218, tendo também como foco as respostas dadas pelos professores na avaliação do curso sobre o que é a BNCC e como este documento impacta a prática docenteEducação de criançasPolíticas públicasBase Nacional Comum CurricularCurrículosEarly childhood educationPublic policyCurriculumPolíticas públicas para a educação infantil : um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Londrina - PRDissertação