Lopes, Cleber da SilvaMelo, Amanda Caroline Bezerra de2025-04-092025-04-092024-12-09https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18652A pesquisa analisa o processo de formulação do Programa Escola Segura do Paraná. O objetivo geral é analisar o processo de formulação de política pública que culminou na criação do Programa Escola Segura. O trabalho utiliza como referencial teórico-metodológico de análise o “Modelo dos Múltiplos Fluxos” de John Kingdon (2003; 2006a; 2006b). Realizamos um estudo de natureza qualitativa, por meio de pesquisa documental em documentos oficiais e matérias da imprensa que trataram do contexto de criação do programa. Também, conduzimos entrevistas com os principais atores governamentais e não governamentais que participaram e/ou acompanharam o processo de formulação. O corpus empírico foi analisado por meio de Análise de Conteúdo, com foco na identificação dos mecanismos causais que explicam a criação do programa em 2019. A análise sugere que o período de 2018-2019 foi caracterizado pela abertura de uma janela de oportunidade, que possibilitou respectivamente a criação e implementação do programa nas escolas paranaenses. Isso se deu através da ação dos Policiais Militares membros do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná (EMPM) como empreendedores de políticas públicas.porViolência escolarPolícia militarPolítica pública de educaçãoAnálise de política públicaFormulaçãoComo chega a hora de a PM entrar nas escolas? uma análise da formulação do Programa Escola Segura do ParanáHow does the time come for the Military Police to enter schools? an analysis of the formulation of the Paraná Safe School ProgramDissertaçãoCiências Humanas - SociologiaCiências Humanas - SociologiaSchool violenceMilitary policeEducation public policyPublic policy analysisPolicy making