Reis, Simone [Orientador]Lopes, Liliane Mantovani2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13864Resumo: São poucos os estudos que tratam da prática do Letramento Crítico aliada ao contexto de Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (REIS, 28a) A fim de contribuir para a investigação do conhecimento do futuro profissional desta área, este trabalho apresenta uma análise dos posicionamentos que alunos da quarta série do curso de Letras Estrangeiras Modernas de uma universidade estadual do Paraná adotam enquanto leitores de textos escritos em língua inglesa Com o objetivo de analisar tais posicionamentos, esta pesquisa, de cunho qualitativo, é um estudo de caso que pretende compreender, de maneira interpretativa e subjetiva, a situação estudada, isto é, os eventos e os sujeitos participantes Para tal propósito, concepções de leitura (LEFFA, 1999), de leitura crítica (HEBERLE, 2; MEURER, 2; MIQUELANTE, 22) e de letramento crítico (HARRISON, 24; WALLACE, 1992) são consideradas, de acordo com a literatura, no que diz respeito às suas convergências e divergências, se alguma (s) As perguntas de pesquisa que guiam este estudo são as seguintes: 1) Que concepções de leitura podem ser inferidas a partir das respostas dos graduandos na posição de leitores?, 2) Que tipo de leitura realizam? e 3) Qual visão de significado está implicada em suas leituras? Inserida em um paradigma de pesquisa interpretativista, a posição desses sujeitos será interpretada visando à compreensão da ação humana (SCHWANDT, 26) – entendida, neste contexto, como ação de leitura Os dados desta pesquisa (compostos por uma lista questões em que se exigia o papel de leitor diante de duas fotos) foram cedidos pela professora Dra Simone Reis, orientadora desta investigação A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado aos graduandos no primeiro semestre de 211 Suas interpretações e apreensões são exploradas levando-se em consideração os conceitos de significado propostos por Gee (1993), cuja teoria nos permite estabelecer uma relação entre texto, visões de significado e tipos de leitura Como resultado, conclui-se que parece não haver a a percepção na diferença da linguagem veiculada pelas mensagens A e B, além da falta de uma metalinguagem para expressarem suas opiniões Espera-se contribuir para a compreensão das concepções de leitura empregadas por estes futuros professores de línguas bem como para refletir se seus posicionamentos enquanto leitores carregam aspectos que contribuem para o (des)estabelecimento de situações de desigualdade, manutenção de poder, dominação e exploração (FREIRE, 1987)Professores de inglêsLetramentoLeitura (Ensino superior)Reading (Higher education)Leituras de professores de inglês em formação por meio de atividade embasada no letramento críticoDissertação