Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]Neumann, Karla Roberta2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9653Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os discursos (re)produzidos em um programa de aprendizagem profissional, buscando compreender como os efeitos de sentidos desses discursos apontam para o conceito de meritocracia nas esferas educação/trabalho, refletindo sobre a máxima do esforço individual como suficiente e válido para todos na busca da ascensão profissional A fundamentação teórico-metodológica pauta-se na Análise de Discurso de linha francesa (AD), de Michel Pêcheux e seus seguidores A construção do corpus compõe recortes organizados em sequências discursivas (SD), selecionados por meio de entrevista semiestruturada, realizada com participantes do programa de aprendizagem em uma instituição de educação profissional do noroeste do estado do Paraná Para analisar suas regularidades, mobilizamos os conceitos da AD e os estudos sobre o sistema educacional, trabalhista e a definição sócio-histórica do conceito de meritocracia Busca-se discutir as condições de produção dos discursos, observar como o conceito de mérito se sustenta, compreender os efeitos de sentido advindos do funcionamento discursivo e como a memória e as relações de poder se imbricam em todo o processo, recorrendo ao processo da memória discursiva e do interdiscurso dos/nos sujeitos-participantes As análises demonstram que a lei da aprendizagem pode se perpetuar por produzir novos trabalhadores para a nova estrutura do sistema capitalista A alienação do trabalho na nova estrutura desloca o discurso do poder de consumo para o poder de realização pessoal e sucesso profissional, motivados pela ideologia meritocrática, reproduzida com o apoio do sistema educacional, permeado das políticas neoliberais Dentro desse contexto, a contradição é o conceito que define os discursos dos jovens trabalhadores, para os quais o sistema oferece as oportunidades e o indivíduo só merece alcança-las se houver dedicação A própria experiência de inserção no programa é tratada como um processo fácil, mas para outros indivíduos pode ser difícil, caso não se enquadrem no perfil desejado O programa de aprendizagem é uma experiência que os deixará em destaque, comparando-se com a situação de outros jovens em uma futura competição no mercado Os ganhos correspondentes à troca de força de trabalho é um mérito conquistado por eles e o auxílio no sustento da casa é um mérito dos pais, por todo o tempo de provimento A aposentadoria também é uma preocupação na decisão do início precoce ao trabalho, vista como um merecimento ao descanso pelos anos trabalhados Para os agentes educacionais, o mérito dos jovens é definido pelo cumprimento de regras, no qual aquele que se deixa ser lapidado é o que merece ascender socialmente A oportunidade igual para todos é uma questão ambígua por ser algo que não existe totalmente, mas deveria existir, ao mesmo tempo em que as oportunidades são ofertadas, mas os indivíduos não aproveitam e/ou não merecem alcança-las por não se esforçarem o suficiente Compreendemos que o jovem trabalhador absorve o discurso meritocrático como uma verdade a ser perpetuada A questão meritocracia como válida para todos fica em aberto, visto que a ideologia meritocrática se torna ainda mais complexa quando os indivíduos são desprovidos de recursos básicosAnálise do discursoMeritocraciaEnsino profissionalOportunidadeAprendizesDiscourse analysisMeritocracyProfessional educationChanceApprenticesTrabalho, educação e oportunidade : a contradição do discurso meritocrático da/na aprendizagem profissionalDissertação