Honorato, TonyBorges, Matheus Chiconato2024-08-302024-08-302022-05-27https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17353O objetivo dessa pesquisa foi descrever, por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), a trajetória histórica dos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) e de Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL, 1968-2018). Para isso, foi considerada a documentação institucional, particularmente os Projetos Pedagógicos de Curso, tendo como sustentação teórica a história do tempo presente (CHAUVEAU; TÉTART, 1999), a história das instituições educativas (MAGALHÃES, 2004; 2005; 2007) e o currículo como construção social (GOODSON, 2018). A análise dos PPCs possibilitou pensar uma singularidade da UEL que consistiu na oferta desses três tipos de habilitações profissionais, bem como as razões de suas continuidades e descontinuidades ao longo do percurso histórico. Com a primeira turma do curso de Licenciatura (1972), percebeu-se a preocupação primeiramente com as demandas de professores em Educação Física nas escolas de ensino básico, sendo assim, com a formação de professores. Em 1999, inicia-se o curso de bacharelado em Ciências do Esporte, atentando-se às práticas tecnicistas e esportivas, com sua oferta se estendendo até o ano de 2015. Posteriormente, em 2004, o bacharelado em Educação Física chega com a proposta de atender ao campo não escolar. Esta dissertação revela vários debates e expõe questões referentes aos três cursos ofertados na UEL durante 50 anosporProjeto político pedagógicoHistória da educação físicaUELHistória das instituições educativasFormação de professoresCurrículoEducação física - HistóriaEducação física - CurrículosEducação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)Physical Education UEL 50 years: the historical trajectory of three courses (1968-2018)DissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoPedagogical political projectHistory of physical educationUELHistory of educational institutionsTeacher trainingResumeHigher educationPhysical education - HistoryPhysical education - Curriculum