Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]Araujo, Fabio José de2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10060Resumo: O ensino de língua inglesa na educação básica é obrigatório somente a partir do sexto ano do ensino fundamental (BRASIL, 218) Entretanto, as redes de ensino, sejam elas particulares ou públicas, têm inserido em suas grades curriculares a oferta deste componente curricular para os anos iniciais do ensino fundamental (RUBBO, 216; SECCATO, 216; TANACA, 217; AVILA, 219) Neste contexto, a transição dos alunos do quinto para o sexto ano é um momento de diversas transformações sociais, biológicas, psicológicas e emocionais Tendo em vista também a heterogeneização de históricos escolares e contatos formais em ambiente escolar com a língua inglesa, acarretadas pela falta de políticas para o ensino de línguas adicionais para crianças e a migração entre redes de ensino pelos estudantes, as escolas recebem alunos nos sextos anos de diversos contextos Logo, as dificuldades decorrentes deste cenário de transição podem se fazer presentes nos sextos anos Deste modo, observamos uma demanda de formação para o professor de inglês que atua nessa etapa escolar no que tange à avaliação e aos fatores de mudanças Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de autoformação em avaliação acolhedora para professores de inglês, fundamentada na avaliação formativa (BROWN, 2; CAMERON, 25, McKAY, 28 e outros), sob enfoque do processo de acolhimento dos alunos do sexto ano e suas contribuições para a promoção da aprendizagem de língua inglesa Para concebermos esta proposta, realizamos uma sondagem amostral, utilizando questionário eletrônico e virtual, com professores de inglês do sexto ano de diversos contextos para conhecer suas vivências e para que seus apontamentos pudessem direcionar o trabalho Mediante as respostas ao questionário, construiu-se o produto educacional que consiste em uma Trilha de Autoformação para a promoção da avaliação acolhedora A trilha dispõe de recursos multimidiáticos (JEWITT; KRESS, 21) com conteúdos complementares entre si para o professor de inglês do sexto ano que deseja promover avaliação para a aprendizagem sob a perspectiva da pedagogia do acolhimento, inspirada nos ensinamentos de Paulo Freire (25) Acreditamos que a trilha poderá contribuir para ampliar o conhecimento dos professores de inglês dos sextos anos acerca da avaliação na perspectiva do acolhimento, bem como melhorar as práticas docentes e, consequentemente, facilitar o processo de avaliação no ensino de língua inglesa para crianças tendo em conta a transição para a segunda etapa do ensino fundamentalAcolhimentoLíngua inglesaFormação de professoresEnsino fundamentalFormação de professoresEnglish languageReceptionEnglish languageElementary school - Teacher trainingTeacher trainingStudy and teachingAvaliação acolhedora : trilhas de autoformação para professores e professoras de inglês do 6º anoDissertação