Peixoto, Elza Margarida de Mendonça [Orientador]Pupio, Bárbara Cristina2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14221Resumo: Esta Dissertação , vinculada à Linha de Pesquisa Trabalho e Formação em Educação Física do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL tem como objeto de investigação as disputas pela direção da formação de professores de Educação Física, considerando o processo de divisão da formação em Licenciatura e Bacharelado advindo por meio de políticas educacionais na década de 198 Enfocando os debates que levaram à produção das Resoluções 3/87 e 4/24 que orientam a formação dos professores de educação física, esta Dissertação trata do processo de produção destas resoluções, recuperando (a) os grupos políticos que disputaram a direção da formação estabelecida nestas resoluções; (b) as posições que estes grupos políticos defendiam; (c) as relações destas posições com interesses econômicos muito concretos O objetivo central foi investigar, na formação social brasileira, como se produziu a divisão da formação de professores de educação física no período 198-212, localizando as disputas na direção da formação e o estágio de desenvolvimento das forças produtivas a que esta formação atende Através da concepção materialista e dialética da história e a partir da revisão bibliográfica, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas podemos concluir que, o processo de reformulação curricular, tanto a Resolução 3/87 quanto a Resolução 7/4, foram desencadeados por disputas pela direção da formação em educação física expressas em propostas de formação distintas As disputas travadas atualmente no que se refere à formação de professores de educação física indicam um acirramento dos embates, tendo em vista a realidade mais ampla, de crise do modo de produção capitalista e o processo de precarização do trabalho e do trabalhador, e em específico, os interesses concretos de diferentes segmentos em torno dos elementos da cultura corporal e, portanto, da educação física Hoje, os embates continuam a ser representados por dois projetos distintos de formação: de um lado, aqueles que defendem a formação hegemônica fundamentada na divisão da formação em licenciatura e bacharelado, no movimento humano como sendo o objeto de estudos da educação física e no desenvolvimento de competências e habilidades com vistas a formar para o mercado, representado no posicionamento do CONFEF, apoiado pelo CBCE, Ministério do Esporte e a COESP, mesmo tendo divergências em certas posições uniram forças para lograr hegemonia na condução da formação em educação física; de outro lado, aqueles que reivindicam a revogação das atuais diretrizes em defesa da formação unificada, reconhecida na proposta da licenciatura ampliada que traz como matriz científica da educação física a história do homem e da natureza, o trabalho como categoria fundante do ser humano e como princípio educativo, considera a cultura corporal o objeto de estudos da área e pauta a formação humana omnilateral, proposta defendida pelo MEEF, MNCR e alguns grupos de pesquisas no interior das IESEducação físicaFormação de professoresEducação e EstadoEducação e capitalismoEducação físicaPhysical education - HistoryTeacher trainingAs disputas pela direção da formação de professores de educação física no Brasil (1980-2012)Dissertação