Alliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]Zivich, Beatriz Silva2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8730Resumo: A autorregulação e a autoeficácia acadêmica consistem em importantes processos cognitivos que envolvem a definição de objetivos, o planejamento e o desenvolvimento de ações para atingir metas estabelecidas Essa pesquisa buscou analisar as relações entre as crenças de autoeficácia e o processo de aprendizagem autorregulada de alunos, considerando o contexto do ensino remoto Participaram da pesquisa 45 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, sendo 65% do gênero feminino e 35% do masculino Do total de alunos, 51% estudavam no período matutino e 49% no período vespertino Os instrumentos utilizados foram: uma ficha de caracterização do participante, o Roteiro de Avaliação do Senso de Autoeficácia (MEDEIROS et al, 2) e a Escala de Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (OLIVEIRA; BORUCHOVITCH; SANTOS, 21), adaptados para o contexto do ensino remoto Os resultados obtidos, por meio da ficha de caracterização do participante, indicaram que eles sentem falta dos amigos e dos professores, assim como, do ambiente da escola Quanto às crenças de eficácia para aprender, os resultados evidenciaram um nível de médio a alto Já em relação ao nível de autorregulação, os resultados demonstraram que os participantes não colocam em prática estratégias de aprendizagem disfuncionais com muita frequência Porém, precisam desenvolver seu repertório de estratégias de aprendizagem, uma vez que utilizam, com baixa frequência, estratégias cognitivas e metacognitivas Verificou-se uma correlação significativa positiva entre a autoeficácia relacionada à percepção do desempenho acadêmico, tendo como referência a avaliação de outros ou a comparação com os pares e a autoeficácia relacionada ao desempenho acadêmico e à ausência do uso de estratégias metacognitivas disfuncionais Também houve correlação significativa positiva entre o senso total de autoeficácia e a autoeficácia relacionada ao desempenho acadêmico, assim como, a autoeficácia relacionada à percepção do desempenho acadêmico, tendo como referência a avaliação de outros ou a comparação com os pares e à ausência do uso de estratégias metacognitivas disfuncionais Esses resultados reforçam a importância da persuasão social e da interpretação do próprio desempenho em relação ao senso de autoeficácia e como essa percepção afeta o comportamento dos alunos, ao escolher ter atitudes que podem favorecer o processo de aprendizagem, como evitar o uso das estratégias prejudiciais Além da importância de um senso de autoeficácia positivo, é importante que haja o ensino de estratégias de aprendizagem, com vistas à promoção da autorregulação dos alunos Nesse sentido, a realização de mais estudos voltados para as crenças de autoeficácia e o ensino do emprego de estratégias de aprendizagem junto a professores e alunos se fazem necessários, de forma a implementar ações de superação das dificuldades para um aprendizado otimizadoEnsino a distânciaEnsino fundamentalIsolamento socialTeoria social cognitivaDistance educationElementary school - Teacher trainingSocial isolation - COVID-19Social cognitive theoryCrenças de autoeficácia e a autorregulação da aprendizagem de alunos do ensino fundamental no contexto do ensino remotoDissertação