Barros, Marcelo Alves [Orientador]Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia2024-05-012024-05-012005.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10863Resumo: Este trabalho pretende investigar os vínculos de diferentes naturezas que se estabelecem nos grupos em situações de ensino e, ao mesmo tempo, compreender a maneira como se estruturam para a realização de suas tarefas Descreve a dinâmica de um grupo constituído por quatro alunos entre 9-1 anos de idade em uma oficina de ciências O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière A análise dos dados focaliza os vínculos estabelecidos pelo grupo com a atividade, com a professora e entre seus membros, assim como os papéis assumidos pelos alunos na realização das atividades propostas pela professora Conclui apontando alguns subsídios para o professor planejar sua intervenção, refletir sobre seu papel como líder e coordenador do trabalho em sala de aula, no sentido de favorecer a aprendizagem em situações nas quais as tarefas são realizadas em gruposCiências (Primeiro grau)Estudo e ensinoCiências (Primeiro grau)Grupo de aprendizagemPsicologia educacionalScience - Study and teachingEducational psychologyAnálise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamentalDissertação