Buzalaf, Márcia NemeBittencourt, Lilian Ramos2024-10-292024-10-292023-11-21https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18298De que forma a produção audiovisual “Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime” (2021), que revisita fatos vinculados à morte do empresário Marcos Matsunaga pela sua esposa, Elize, em 2012, reforça ou refuta os estereótipos da mulher que cometeu um crime? A estrutura narrativa da série é composta por depoimentos de pessoas que conviveram com Elize antes do crime (como os familiares e um colega de faculdade), amigos de Marcos, os envolvidos na investigação e no julgamento do homicídio (como os advogados de defesa e de acusação, o Promotor de Justiça e o Delegado responsável pela prisão de Elize), jornalistas e da própria Elize, que nunca anteriormente havia dado qualquer entrevista. A hipótese presente neste trabalho é que as mulheres são estereotipadas, na sociedade ocidental, a partir de um lugar de cuidado, docilidade e submissão, o que causa uma comoção desproporcional quando mulheres cometem crimes, evidenciando-se que, à mulher, não é facultado o mesmo lugar social que aos homens. Para o desenvolvimento desta pesquisa, servirão de base teórica os conceitos de estereótipo, de Edward Said, a construção da visão do Outro na historiografia, de Peter Burke, e os debates sobre a mulher que cometeu crime proporcionado pela pesquisadora Flávia Carvalhaes.porEstereótipos de gêneroRepresentação da mulherProdução audiovisualProcessos sociais e práticas culturaisElize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime” (2021): as potencialidades e as vozes sobre as mulheres que cometem crimesElize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime (2021): the potentialities and voices about women who commit crimesDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoGender stereotypesRepresentation of womenAudiovisual productionSocial processes and cultural practices