Spirandelli, Claudinei Carlos [Orientador]Bramé, Marieni Luiza2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15753Resumo: A proposta desta Dissertação é analisar as demandas e anseios dentro da trajetória de intelectuais da educação e como conseguiram efetivar seus êxitos no interior das relações de poder/academia e em espaços do poder/política Outro objetivo era expor como elementos e características de cada época teriam propiciado também a formação de um ideal de educação O eixo central a ser analisado diz respeito às visões sobre o campo da educação que os intelectuais enfocados tinham nos referidos recortes temporais/geracionais, buscando semelhanças e divergências E estas se encontram nos debates educacionais da época A pesquisa pertence à área da sociologia da cultura e baseia-se, de modo principal, em referenciais teóricos de Pierre Bourdieu e Norbert Elias, entre outrosSociologia da culturaIntelectuais e educaçãoIntellectuals and educationIntelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastesDissertação