Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Souza-Luz, Ana Claudia Cury Calia de2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14721Resumo: A partir da problematização de aspectos referentes à participação do professor no PNLD e das condições ofertadas a ele para a seleção e escolha do Livro Didático de LI, esta Dissertação tem como objetivo geral, propor um instrumento de avaliação de livros didáticos de Língua Inglesa direcionado a professores atuantes no ensino fundamental II do contexto público brasileiro Para que possamos galgá-lo, percorremos os seguintes objetivos específicos: 1) Analisar instrumentos de avaliação e análise de LD de línguas; 2) Investigar representações de professores de LI acerca dos critérios mobilizados, por eles, na análise e seleção de material didático Para tanto, nos amparamos no referencial teórico da análise e avaliação de livros didáticos de línguas (TOMLINSON, 1998; 23; CORACINI, 1999a; DAMIANOVIC, 27; DIAS; CRISTOVAO, 29; entre outros) e nos pressupostos do interacionismo sociodiscurso (BRONCKART, 29; SCHNEUWLY, 25; 29) Nosso corpora é composto por 5 fichas de avaliação (FA) de LD e por Transcricões das gravações de uma oficina de análise de LD Sobre o primeiro objetivo específico, nossos resultados indicam que as FA analisadas consideram os seguintes critérios: Etapas de Avaliação (Pré-uso; Uso e Pós-uso); Visão de Língua, ensino e aprendizagem; subjetividade do contexto; caráter tripolar da AALD; Flexibilidade de Adaptação do material (assim como a avaliação da necessidade de complementá-lo); Avaliação da interação professor/aluno/livro didático; Avaliação da receptividade do material; Avaliação da Adequabilidade do material, sendo, dessa forma, tais critérios implementados na proposta de nossa FA Em relação ao segundo objetivo, concluímos que as representações de professores quanto à análise e avaliação de LD refletem em nossa FA: a importância da inclusão de estratégias de desenvolvimento do conhecimento global da coleção; a importância da inserção de critérios que ultrapassem o nível superficial de análise (pautada na impressão geral); e a necessidade da interação professor/aluno/livro para a tomada de posição quanto à adequabilidade do material Como produto final, apresentamos uma proposta de instrumento de auxílio ao planejamento didático, salientando que esta condiz a uma avaliação não apenas do LD, mas das necessidades do contexto de ensino-aprendizagem do professor que o utiliza É nesse sentido que a intitulamos Instrumento de planejamento didático/ avaliação de ferramentas de ensinoLíngua inglesaLivros didáticosStudy and teachingEnglish languageAnálise e avaliação de livros didáticos e a etapa de seleção das coleções no PNLD : a participação do professor de língua inglesaDissertação