Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Celeste, Letícia Barcaro2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10628Resumo: Este trabalho consiste em um estudo da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental e m questões de Matemática do PISA Com base na interpretação da produção dos alunos, por meio da Análise de Conteúdo, esta investigação de cunho qualitativo, teve intenção de: conhecer como os estudantes lidam com as informações de um problema não rotineiro para construir uma solução no contexto ou na situação na qual esse problema foi apresentado; evidenciar a relevância da avaliação da aprendizagem escolar como prática de investigação de modo a subsidiar tanto a prática do professor em sala de aula como a aprendizagem dos alunos; mostrar uma visão de erro, para o qual não é dado valor positivo ou negativo A partir das resoluções apresentadas, formamos grupos de resolução, por meio dos quais foi possível identificar: interpretações que fizeram dos enunciados das questões; algumas das estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções mesmo quando diferentes das consideradas corretas; que os alunos demonstram conhecer os algoritmos das operações básicas, uma vez que quase sempre se utilizam destes para resolverem as questõesEducação matemáticaProdução escrita em matemáticaRendimento escolarAvaliaçãoMathematics education - Study and teachingAcademic achievement - EvaluationA produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISADissertação