Zômpero, Andréia de FreitasVital Junior, Antonio Aparecido2024-10-082024-10-082024-02-16https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17951O avanço tecnológico e o desenvolvimento da ciência têm trazido diferentes comportamentos nos estudantes e levado pesquisadores da área da Educação a problematizar as relações de ensino e aprendizagem, fato este que leva os professores a adequarem suas práticas pedagógicas às demandas da contemporaneidade. No Ensino de Química sobretudo, essas inquietações são frequentes, uma vez que as práticas pedagógicas conduzidas nesse componente curricular se dão de maneira expositiva, o que gera um ensino descontextualizado e desmotiva o aluno. Assim, vemos potencialidade na utilização de abordagens investigativas para a promoção de uma formação crítica-reflexiva e um ensino contextualizado. Com isso, fez-se proveitoso entender as percepções dos professores em relação a utilização do Ensino por Investigação. Dessa forma, este estudo tem por objetivo investigar qual a visão de professores do Ensino Médio em relação às potencialidades do Ensino por Investigação para o ensino e aprendizagem de Química. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva. Para a tomada dos dados utilizou-se de questionário contendo treze perguntas. As respostas foram analisadas por meio de análise de conteúdo, como proposta por Bardin. Os resultados foram organizados em quatro dimensões, a saber: i) a identificação dos participantes; ii) a formação docente; iii) a abordagem do Ensino por Investigação e iv) abordagem do Ensino por Investigação na atuação docente e nos levam a inferir que os professores conhecem as abordagens investigativas e acreditam que há potencialidades em sua utilização, contudo, fatores políticos e sociais como a sobrecarga de trabalho, falta de estrutura da escola e de tempo para preparo das aulas impossibilitam uma maior adesão dos professores às abordagens ativas. Como resultados emergiram quatro dimensões de análise que nos levaram a inferir que em sua maioria os professores conhecem o Ensino por Investigação, conseguem elencar características da abordagem e reconhecem as potencialidades para o ensino e a aprendizagem de Química, contudo, há fatores como tempo escasso, currículo, sobrecarga de trabalho, falta de infraestrutura e formação inadequada que impedem a implementação de abordagens investigativas no ensino.porEnsino por investigaçãoFormação docenteEnsino de químicaEducação científicaEnsino por investigação e formação continuada: um estudo da visão dos professores de química acerca da perspectiva investigativaInquiry based learning and continuing training: a study of teacher’s views regarding the investigative perspectiveDissertaçãoCiências Exatas e da Terra - MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaResearch-based teachingTeacher trainingChemistry teachingScientific education