Oliveira, Sandra Regina Ferreira deLima, Claudia Maria de Sousa de2024-09-252024-09-252023-04-03https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17746Em muitas escolas públicas e privadas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as datas comemorativas foram e ainda são trabalhadas de forma descontextualizada, estereotipada e não problematizadas culturalmente na perspectiva da pluralidade, das diversidades e das desigualdades. Muitas vezes, esta forma de trabalho pedagógico não expressa o real significado do que se está comemorando. Não reflete de fato as vidas objetivas da maioria da população que compõe a escola pública, especialmente no que diz respeito aos aspectos: econômico, ideológico, político, sociocultural, histórico ou religioso. Isso nos leva a pensar a hipótese de que por detrás dessa prática naturalizada, se encontrava uma perspectiva de educação de caráter moralizador. Precisamos compreender historicamente a forma como se constituiu o trabalho pedagógico em torno de tais datas. Por isso, o objetivo geral dessa pesquisa é identificar concepções e práticas pedagógicas, tanto de silenciamentos quanto de empoderamentos, dos pertencimentos do gênero feminino, nos textos e atividades de datas comemorativas, encontradas nos documentos do Canal Educativo Municipal TV CEM. Para tanto, tomamos por base as concepções e expressões que atendem às três formas de opressão conceituadas por Santos: o capitalismo, o patriarcado e o colonialismo. Neste contexto, lança-se as seguintes perguntas: Que concepções de mulheres são representadas nas formas de se trabalhar as datas comemorativas em algumas escolas? Que concepções de mulheres são esquecidas e invisibilizadas nas formas de se trabalhar as datas comemorativas em algumas escolas? Recorremos também às contribuições de Paulo Freire no que se referem à abordagem de tais opressões no campo da educação no Brasil. As fontes com as quais trabalhamos foram os textos e atividades de datas comemorativas, encontradas nos documentos da TV CEM (1994 a 2009), localizados no acervo do Museu Escolar de Londrina – MEL, analisando, de forma especial, dez Apostilas de Atividades e dezessete Revistas. Quanto à metodologia, faremos uma pesquisa qualitativa, embasada numa perspectiva socio-histórica crítica, que nos possibilita uma visão de totalidade dialética freiriana para análise das dimensões significativas das realidades vividasporDatas ComemorativasMulher - Educação - BrasilEscolaTV CEMMELEnsino fundamentalEscola publicaCultura - Aspectos sociaisAs datas comemorativas sobre as mulheres na escola: um estudo nos documentos da TV CEM (1994 – 2009)The commemorative dates on women in school: a study in CEM TV documents (1994 – 2009).DissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoCommemorative DatesWoman - Education - BrazilSchoolTV CEMMELElementary schoolPublic schoolsCulture - Social aspects