Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]Albertoni, Tanisse Torres2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11192Resumo: O presente estudo tem como principal propósito compreender a evolução das concepções de quatro licenciandos em Ciências Biológicas (UEL/Paraná) sobre o processo de ensino-aprendizagem, o conhecimento em sala de aula e o papel do professor de Ciências Essa investigação se baseia na análise de três momentos distintos com seus respectivos registros de dados desses estudantes, na disciplina de Didática das Ciências Naturais, a saber: um questionário ao início da disciplina, produção escrita ao longo da disciplina e uma entrevista ao término da disciplina De acordo com os resultados obtidos identificamos um processo de reconceptualização dos alunos quanto aos conteúdos escolares e procedimentos didáticos na reelaboração das concepções, sendo que esse processo evoluiu de modo gradual ou apresentou mudanças com avanços e retrocessos das ideias iniciais Esses resultados evidenciaram que as atividades desenvolvidas durante a disciplina podem ter efeitos moderados ou significativos para os diferentes estudantes pesquisados, de modo a promover e contribuir para um processo pessoal de elaboração de um conhecimento sobre como ensinar CiênciasCiênciaFormação de professoresCiênciaFormação de conceitosOrientação educacional no ensino superiorScienceScienceSciencePractice teachingConcept formationStudy and teachingTeacher trainingA didática das ciências na formação inicial docente : elaboração de conhecimentos sobre o ensino de ciênciasDissertação