El Kadri, Michele SallesZancopé, Thaísa Cristina2025-11-242025-11-242025-05-30https://repositorio.uel.br/handle/123456789/19010Devido ao status atribuído à língua inglesa no Brasil, cresce o interesse por propostas de Educação Bilíngue, com destaque para a valorização social de escolas que promovem o ensino de línguas de prestígio. Defendendo uma Educação Bilíngue acessível e comprometida com a justiça social, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar a implementação de uma Escola Bilíngue Pública no município de Ibiporã/PR, por meio da Abordagem do Ciclo de Políticas. E como objetivos específicos, analisar a política educacional da Educação Bilíngue e apontar possibilidades, desafios e dificuldades enfrentadas no dia a dia da rotina escolar. Inscrita no paradigma qualitativo-interpretativo crítico, e no campo da Linguística Aplicada, analisou-se entrevistas semiestruturadas com professoras, coordenadoras e diretora da escola, além de documentos institucionais, o Parecer CNE/CEB nº 2/2020, reportagens midiáticas e textos teóricos que apresentam contradiscursos à visão dominante da Educação Bilíngue. A análise foi orientada pela abordagem do Ciclo de Políticas. Os resultados indicam que a implementação da Escola Bilíngue Pública não se deu de forma linear, mas através de processos complexos e negociados, marcados por perspectivas críticas da Educação Bilíngue e influenciado por fatores políticos, sociais e institucionais. Os resultados demonstram que os discursos profissionais dos professores oscilam em uma gama variada de representações; os seus discursos são atravessados por discursos diferenciados, a depender do tópico que se trata; em relação as motivações, razões e definições para a Escola Bilíngue e os aprendizados gerados e dificuldades, o discurso profissional dos docentes se alinha fortemente ao discurso midiático; em relação às representações sobre aprendizagem docente, boas práticas, os discursos profissionais se alinham fortemente ao discurso científico. Defende-se que a tese de que a implementação da Escola Bilíngue Pública de Ibiporã/PR, analisada à luz da Abordagem do Ciclo de Políticas, constitui um processo de recontextualização contínua, no qual diferentes discursos – institucionais, científicos e midiáticos – se entrelaçam, se tensionam e se ressignificam no cotidiano escolar. Este trabalho reafirma a importância de um diálogo contínuo entre pesquisadores, educadores e formuladores de políticas públicas, com vistas a promover uma Educação Bilíngue Pública crítica, inclusiva e transformadoraporEducação Bi/Multilíngue no BrasilEducação Bilíngue PúblicaAbordagem do Ciclo de PolíticasLíngua InglesaEscola publicaLinguística aplicadaJustiça socialFormação de professoresEnsino de línguas - ensino e aprendizagemA implementação de uma escola bilíngue pública pelas lentes da abordagem do ciclo de políticasThe implementation of a bilingual public school through the lens of the policy cycle approachTeseLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaBi/Multilingual Education in BrazilPublic Bilingual EducationPolicy cycle approachEnglish LanguagePublic schoolsApplied LinguisticsSocial justiceTeacher trainingLanguage teaching - teaching and learning