Yamamoto, Eduardo YujiKowalski, Marcelle Oliveira2024-10-242024-10-242024-03-22https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18223Este trabalho se propõe a fazer uma reflexão analítica sobre como o professor, da Educação Básica ao Ensino Superior, é representado em textos publicados entre 2018 e 2021 no jornal Gazeta do Povo, averiguando possíveis reproduções de estereótipos e o docente brasileiro é protagonista nos textos jornalísticos. A Gazeta foi escolhida como mídia para análise pois a identidade que o público tem dos professores, especialmente no Paraná, é, em grande parte, influenciada por esse veículo. Sabe-se que o contexto em que um discurso é constituído, incluindo suas forças políticas, culturais e econômicas, é de suma importância, pois é ele que favorece determinados discursos em detrimento de outros. Apresentaremos uma perspectiva histórica do docente para evidenciar o modo como esse contexto, especialmente com o advento do neoliberalismo nos anos de 1970, pode ter afetado a representação da educação e, portanto, do professor. Investimos na análise de produção de discursos para examinar como sucedem as construções ideológicas no texto jornalístico. A concepção teórica e conceitual da pesquisa se ampara em autores como: Hannah Arendt, Michael Foucault, Muniz Sodré e Stuart Hall. Verificamos que o discurso jornalístico constrói discursos da realidade, numa espécie de construção simbólica, que deixa entrever a ausência contínua da voz dos professores, frequentemente estigmatizando-os.porDocenteRepresentaçãoIdeologiaAnálise de discursoNeoliberalismoProfessores pelos olhos do jornal Gazeta do Povo : análise de discurso de textos publicados entre 2018 e 2021Teachers through the eyes of the Gazeta do Povo newspaper : discourse analysis of texts published between 2018 and 2021DissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoTeacherRepresentationIdeologyDiscourse analysisNeoliberalism